sábado, 8 de setembro de 2007

FAQ – Imigração Canadá

Antecipando ao inevitavel, vai aqui a minha FAQ sobre imigração para o Canadá. Fica para referências futuras. Vale também para o Québec.

Q. Como é a sua vida ai no Canadá? Vale a pena imigrar?
R. Boa. Depende se você gosta de maple syrup ou não.

Q. Um amigo me disse que o governo canadense dá bastante incentivo para imigrar. Você pode me dizer se eles pagam a passagem e arrumam emprego pra mim ai?
R. Não. E também não fornecem o casaco de pele de urso necessário para suportar o inverno de -30C.

Q. Quanto uma pessoa ganha num emprego legal ai no Canada?
R. Bastante, muito mais do que uma empregada doméstica no Brasil.

Q. E ai... blz? Axei teu blog e vi que vc mora no Canada. To kerendo mto ir ai pra trabalhar. Vc conhece algum eskema pra arrumar um trampo ai que pagam minha passagem? Vc tem msn pra gente kversar +?
R. Não. Não.

Q. Oi Amigo. Estou planejando entrar com o processo de imigração para o Canadá em 2010. Até lá tenho que começar a aprender inglês e francês e juntar dinheiro para poder passar no processo. Estou escrevendo porque quero formar uma rede de amigos ai antes de eu chegar. Ouvi dizer que os canadenses são muito frios e por isso estou contactando brasileiros que moram no Canadá. Me adiciona no msn: amigobrasileiro@ixpertos.com.br.
R. Se você fizer um amigo por dia, vai ter mais de 1000 amigos até imigrar! Com certeza vai ter um que vai poder te pegar no aeroporto, outros que poderão de hospedar e um outro que vai conseguir um emprego que paga horrores para não fazer nada!

Q. Meu marido esta muito interessado em imigrar, mas eu não estou convencida porque ouvi falar que é muito frio e também dificil ter empregada. É que eu preciso ter pelo menos uma empregada pois tenho um filho de 3 anos e apesar de não trabalhar fora, ter ajuda da minha mãe e de duas empregadas, chego ao final do dia exausta.
R. Aqui seria meio caro ter duas empregadas. Sugira para o seu marido imigrar para paises onde é barato ter empregadas. Tipo Tanzania, o Bangladesh e o Afeganistão.

Q. Fui no site do ministério da imigração do Canadá, mas não entendi nada por que não domino o idioma inglês nem francês. Você poderia me explicar detalhadamente como funciona o processo de imigração para o Canada e como preencher os formulários? Sei que tem outros blogs em português de outras pessoas que passaram pelo processo, mas estou meio sem tempo para procurar. Meu e-mail é: naduvida@meajudaai.com
R. Ando meio sem tempo também, uma pena.

Q. Estou na duvida se imigro para a Australia ou para o Canadá. O que você acha?
R. Australia se você prefere cangurus aos castores.

Esta FAQ foi inspirada em fatos reais. Fala sério, se você já tentou achar uma informação reelevante e não encontrou de jeito nenhum, pode perguntar. Juro que tenho boa vontade. Amigos e familia então, podem até abusar um pouco. Mas que tem muita gente sem noção, isso tem...

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha só, tô com dúvida se faço doutorado sanduíche aí,com bolsa do Brasil, procuro ser admitida na UQAM, UdeM ou McGill, com uma bolsa para fazer o doutorado integral no Canadá ou se é melhor entrar no processo de imigração....O que você acha?? rsrsrsrs.....calma é brincadeira..... :) adorei o post bem humorado provalvelmente inspirado por vários breves momentos de mau humor....

Ticiana - Brasília