segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Minha caloi é melhor que a sua

Então, você sempre quis impressionar seus colegas de trabalho, vindo trabalhar de terno e de bicicleta e sem nenhuma gota de suor no rosto (válido somente para clima ameno). Seus problemas acabaram, compre um kit e 'eletrifique' sua bicicleta. Veja só:






O motor fica no eixo da roda da frente e a bateria fica na garupa. O comando se faz na mão como uma moto. Funciona. A bateria fica na bolsa atras. Tem autonomia para uns 20 km com velocidade máxima logo acima dos 30 km/h. Fui várias vezes ao trabalho neste verão, mas preciso dar umas pedaladas pois a distância é 25 km. Quando chego, levo a bolsa para o escritório e carrego as baterias. Se o mundo está esquentando devido aos gases de efeito estufa, não é culpa minha, faço a minha parte :-)


Detalhes para nerds:


Motor: Crystalyte 406 (teoricamente em torno de 400W, comprado na ebikes.ca, ~250$)


Bateria: 2 x Dewalt 36V 70Wh (conecto uma bateria de cada vez, comprada na ebay, ~100$ cada). Tem baterias mais baratas no mercado, mas são mais pesadas e duram menos. Essa é de LiFePO4, uma nova geração de baterias Li-Ion que são mais seguras e aguentam melhor abusos. É bem provável que seja o tipo de baterias usadas na próxima geração de carros híbridos, híbridos conectáveis (plug-in hybrids) e carros elétricos. As células são produzidas pela A123 systems.


Outros: controlador (crystalyte, 100$, ebikes.ca), acelerador (15$ ebikes.ca) e bolsa (25$).


Um comentário:

Keiko disse...

Adorei os nomes das "labels", pô, mal começou e já está assim todo desenvolto? hehehhehehe